A aplicação Sistema de Identificação de carrocerias, implementado na FCA – Betim, consiste em fazer a identificação das carrocerias na entrada da linha e à partir disso, a conduta guiada e countdown.
Através de um leitor automático, é feito a leitura do código do carro . O sistema em posse desse dado, pesquisa no banco do MES as informações de modelo, versão, chassi e sequencial. Com essas informações e com o auxílio de sensores posicionados nas estações de operação, é possível identificar em tempo real a posição de cada carroceria (WIP). Á partir daí, o sistema busca em seu banco, a imagem do componente que deverá ser montado (portas posteriores e anteriores, paralamas, tampa traseira, etc), facilitando a operação, evitando erros de montagem e otimizando o tempo de ciclo.
A partir dessas informações, o sistema faz o countdown das peças respectivas de cada modelo, permitindo a previsibilidade do consumo das mesmas e a chamada de materiais no melhor momento, otimizando a logística dos materiais e o espaço na linha.