A aplicação desenvolvida para o equipamento Validação de Baterias, implementado na FCA – Betim, consiste em fazer a validação da bateria e da centralina que será montada no automóvel, com base nas informações contidas no Banco de dados do MES.
O operador faz a leitura do código do carro . O sistema em posse desse dado, pesquisa no banco do MES o código da receita (bateria e centralina que deverá ser montada).
O operador então faz a leitura do código da bateria, e o sistema confronta as informações, e também verifica a data de fabricação, verificando se a bateria está próxima do vencimento.Através de um dispositivo de medição integrado ao sistema, é verificado se a bateria atende os parâmetros exigidos.
Após a validação da bateria, o operador lê o código da Centralina e o sistema verifica se o modelo é o correto para o modelo do automóvel.
Depois de todos os testes e validações, o resultado da operação, é enviado novamente ao MES em formato de relatório para a rastreabilidade.
O sistema também conta com uma conduta guiada, que orienta passo à passo o operador, facilitando a operação e otimizando o tempo de ciclo.